domingo, 13 de março de 2016

4 erros que pais de uma criança tímida não devem cometer


01


Quem tem uma criança tímida em casa sabe que as coisas vão em um ritmo diferente para elas. Enquanto o irmãozinho dança com a maior facilidade na festinha da escola, ele pode ter resistência até para cumprimentar pessoas desconhecidas. Isso pode deixar muitos pais preocupados, mas se a timidez não impede o desenvolvimento do pequeno, esse é apenas um traço de personalidade que precisa ser respeitado. O problema é quando a família tenta fazer alguma interferência para ajudar e acaba atrapalhando: confira os erros que não devem ser cometidos na criação desses pimpolhos quietinhos.
4 erros que os pais de crianças tímidas não devem cometer

Superproteção só atrapalha

O jeito tímido da criança pode passar uma impressão de que ela precisa ser mais protegida, mas na verdade é o contrário. Os pais devem estimular as brincadeiras e o convívio dos filhos com outras crianças desde pequeno. Desde que eles tenham seus limites respeitados, esse contato constante com os amiguinhos vai fazer com que a timidez não se aprofunde e até regrida. Já quando a mamãe impede que a criança vivencie experiências e tenha sua própria independência, a tendência é que ela fique mais reclusa.

Constranger a criança não vai fazer ela reagir

Muitos pais pensam que pressionar a criança com frases como “o gato comeu sua língua?” vai fazer com que ela reaja e fale, mas isso pode ter o efeito inverso. Constranger o pequeno desse jeito só aumenta a insegurança e faz com que ele fique com ainda mais medo de falar.
4 erros que os pais de crianças tímidas não devem cometer

Querer que ele seja igual ao irmãozinho

Às vezes é realmente mais fácil lidar com uma criança sem reservas, mas passar isso para ela causa sofrimento. Quando a mamãe diz ao pequeno para fazer como o irmãozinho faz, cria uma sensação de inferioridade e pior, de impossibilidade, já que naquele momento ele ainda não está pronto para se soltar.

Não valorizar o jeitinho da criança

Cada criança nasce de um jeitinho único, mas a sociedade tem mania de valorizar apenas os extrovertidos. Cabe à família se conscientizar que ser tímido também tem seus benefícios, como ser calmo e cauteloso, e elogiar essas qualidades em casa. Isso aumenta a autoestima e ajuda o pequeno a romper seus limites.


Fonte: https://playkidsapp.com/family/2016/02/erros-pais-crianca-timida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário