domingo, 7 de fevereiro de 2016

Tampão mucoso

Entendendo Melhor o Tampão Mucoso

Por Adele Valarini


Hoje pela manha, recebi a mensagem acima de uma gestante querida. Fiquei muito empolgada com a imagem (e com a notícia) e resolvi aproveitar a deixa para fazer uma postagem explicando um pouco melhor o que é o tampão mucoso.
Espero que gostem! (Atenção: imagens fortes!)




O que é o tampão mucoso?

O tampão mucoso é, como o nome diz, um muco. Ele é produzido no colo do útero durante toda a gestação e faz uma função de "rolha", vedando o acesso e impedindo que bactérias externas cheguem até o interior do útero.

 

Quando e como ele sai?

Durante a gestação, o colo do útero mantém-se fechado, grosso e posterior, como se vê na imagem abaixo. O tapão mucoso está bem preso dentro do colo, cumprindo seu papel e vedando a entrada.





No final da gestação, ou no início do trabalho de parto (varia de mulher para mulher), o colo do útero, sob efeito dos hormônios e das contrações, começa a se modificar. Ocorrem duas coisas, que podem ser simultâneas ou não: o colo se apaga (fica mais fino e curto) e começa a dilatar. O tampão mucoso começa a sair quando o colo do útero começa a apresentar essas alterações, pois a abertura vai ficando maior e as paredes do colo uterino vão ficando mais finas e moles, e não o prendem mais.




Algumas mulheres apresentam apagamento do colo uterino, mas sem dilatação, bem antes do parto, outras apresentam apagamento e também dilatação (sobretudo as multíparas) e outras ainda não apresentam nem apagamento nem dilatação antes do início do trabalho de parto (com frequência as primíparas). Isso significa que algumas mulheres vão perder o tampão antes do início do trabalho de parto enquanto outras só vão perder o tampão quando entrarem efetivamente em TP.





O tampão mucoso nunca deixa de ser produzido. O colo continua se lubrificando mesmo depois de iniciado o trabalho de parto, e o tampão sai continuamente, o que ajuda a evitar a entrada de bactérias externas no interior do útero mesmo depois de iniciada a dilatação. Por isso, é comum as mulheres que perdem o tampão antes do trabalho de parto perderem o tampão mais de uma vez.

Como ele é?

No momento da produção, o tampão mucoso é transparente, e tem uma consistência parecida com a de uma meleca de nariz ou de uma clara de ovo um pouco mais sólida, mas ele pode adquirir uma aparência esbranquiçada ou amarelada e ficar ainda mais sólido durante sua permanência no colo uterino.






Às vezes saem apenas pedacinhos pequenos de tampão:





Outras vezes saem pedaços bem grandes:

 


No momento em que o tampão começa a sair, ele muitas vezes é acompanhado de pequenas quantidades de sangue, que vão aumentando conforme a dilatação vai progredindo.















Espero que tenham gostado do post! Sintam-se à vontade para linkar mais imagens do tampão aqui nos comentários!



















13 comentários:

  1. Tô com 30 semanas de gestação (quarta gestação) comecei a perder tampão mucoso vem aos poucos acompanhado de cólicas devo ficar preocupada ?

    ResponderExcluir
  2. Nao cici. Ele se refaz durante toda a gestação. Algumas mulheres perdem o tampão varias vezes durante tosa a gestação.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu estou grávida de apenas 10 semanas e perdi o rolhão mucoso. É sinal de aborto? O que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tmbm estou de 7 semanas é meu tampão está saindo

      Excluir
  4. OI estou com 34 semanas 5 dias estou com 3 ctm de dilatačao com o volo perviu e grosso e mormal sera q to entrando em trabalho de parto o q q dizer

    ResponderExcluir
  5. Oi , Tenho colicas Fracas,Mais não percebi se O meu tampão começou a Sair .. Oque vcs acham? Devo ir ao médico

    ResponderExcluir
  6. Eu amei tirou Algunhas dividas que são várias kkkk eu estou com 38+2 e estava com 37+5 quando fui examinada e estava com 1 de dilatação e colo Grosso já fez 24 horas que sai aos poucos o tampao isso quer dizer que a dilatação aumentou?? Sinto poucas dores fraquinhas obg pela a postagem!!

    ResponderExcluir
  7. Estou com dois meses e ta saindo esse catarro consistente é normal ?

    ResponderExcluir
  8. Estou com 30 semanas e 4 dias
    Meu tampao saiu em duas etapas, mais sinto mt dor e sinal que o trabalho de parto esta chegando?

    ResponderExcluir
  9. Olá nas minhas contas faço 37 semanas amanhã já nas contas da medica,estou de 35 e 1 dia hoje ,ela disse que meu BB é pra final de dezembro começar de janeiro mas acredito que eu n chegue a isso
    Agora a noite fui tomar banho fiz xixi e saiu um pouco de líquido meio branco com um pouquinho de gosma transparente q deu pra mim esticar será meu tampão e será q já está chegando meu príncipe 💙🙏 gostaria de ajuda bjos

    ResponderExcluir
  10. Estou com 5 meses de gravidez meu tampão saiu corro risco de perder meu bebê???

    ResponderExcluir
  11. Olá!estou no fim da 41 semanas e ta saindo pedacinhos como na primeira imagem...e normal? Ou tenho q esparar mas dias...

    ResponderExcluir