sábado, 20 de fevereiro de 2016

Leite Congelado que Fica Rançoso!


 

 

Por: Andreia Mortensen

Algumas mães produzem uma quantidade maior de lipase (uma enzima que digere gorduras) que outras. Nesses casos o leite materno tem a tendência a ficar "rançoso", cheirar azedo. Aconteceu comigo, e infelizmente eu perdi um monte de LM congelado.
O que fazer nesses casos? Em português, achei esse site que explica direitinho
Aqui:
"Deverá verificar se o seu leite tem tendência a ficar “rançoso”. Isto acontece quando a mãe produz um leite elevado em lipase, a enzima responsável por diminuir a gordura do leite. O que fazer: testar, congelando o seu leite, e descongelar passado uma semana. Se cheirar a ranço, deverá passar a aquecer o leite extraído, mas sem o deixar ferver, e depois arrefecê-lo rapidamente e congelá-lo."
A sugestão então é de ESCALDAR o LM logo após extrair, ou seja, aquecer numa panela até começar a formar bolhas no canto. Mas NÃO ferver. Viu as primeiras bolhinhas, desliga a panela, põe o leite no frasco de armazenamento, esfria-o rapidamente (faço isso em água corrente fria), e congela.
Testei meu leite após o escalde, e beleza, sem cheiro nem gosto azedo.
Casos assim são raros, mas acontecem. Vale a pena então testar como diz acima.
Agora a pergunta: Esse leite escaldado não perde suas propriedades?
Sim, perde algumas, o escalde mata alguns anticorpos. MAS mesmo assim ainda é melhor que LA! E se você puder continuar amamentando o bebê direto do seio pela manhã, noite e finais de semana, o bebê vai continuar recebendo esses fatores imunológicos tão importantes, não é?


Observações:
1) Nem sempre o bebê rejeita o leite rançoso (alguns bebês não se importam e tomam o LM mesmo se estiver assim) então é importante que a mãe faça o teste com o bebê para ter certeza se precisa mesmo escaldar o LM antes de congelar.
2) Se você tem um estoque de LM e percebeu que ficou rançoso pode tentar usar este LM misturado com frutas, assim talvez o bebê aceite e você não precisará jogar fora este leite.
Fonte: GVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário